ATTENDANCE | CLASSROOM | MEET | TEAMS
NOTA DE DIVULGAÇÃO CE11C1/250923/2010
Esta é para informar, ao público universitário e não-universitário com interesse em produzir autoconhecimento através de leituras que aprofundam o intercâmbio entre filosofia e mitologia, a abertura do prazo de pré-inscrições gratuitas para participações discentes na atividade de extensão universitária intitulada II Curso do 11° Ciclo de Estudos do GP GEINFO: Curso Livre Filosofia e Mitos da Antiguidade Clássica
Por que participar
O Curso Livre Filosofia e Mitos da Antiguidade Clássica integra o 11º Ciclo de Estudos do GP GEINFO, coordenado pelo Grupo de Pesquisa Gnosiologia, Ética e Informação (UFAL). Com base no programa divulgado na página oficial do Ciclo, a iniciativa promove o diálogo entre universidade e sociedade para refletir, de modo transdisciplinar, sobre direitos, inclusão e justiça no acesso a bens educacionais, culturais e informacionais como
- Difusão científica: levar resultados e debates acadêmicos além dos muros da universidade;
- Troca de saberes: incentivar participação horizontal de pessoas universitárias e não universitárias;
- Compromisso ético: estimular práticas e políticas sensíveis à diversidade física, sensorial, cognitiva e tecnológica.
Pré-inscrições
Gratuitas e por tempo limitado.
Consulte as orientações e atualizações que seguem:
PLANO DO CURSO LIVRE FILOSOFIA E MITOS DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA
JUSTIFICATIVA
O curso propõe uma imersão filosófica na obra homérica, tomando como eixo central as aventuras de Odisseu e os múltiplos sentidos de Ítaca. A Odisseia é abordada não apenas como relato épico, mas como um laboratório de conceitos que iluminam a gênese do pensamento ocidental e que dialogam com questões contemporâneas. A proposta é desenvolver, a partir de episódios míticos, uma dialética do esclarecimento — no sentido de problematizar tanto a conquista de saber quanto as sombras que o acompanham, em ressonância com as reflexões de Platão, Aristóteles, Nietzsche, Adorno e Horkheimer. A narrativa da volta a Ítaca, a astúcia de Odisseu, o canto das Sereias, a caverna do Ciclope, a hospitalidade de Alcínoo e o reencontro com Penélope são revisitados como experiências-limite de conhecimento e de autoconhecimento. Esses episódios são lidos como alegorias do movimento dialético entre mito e razão, natureza e cultura, acaso e necessidade — momentos em que o herói põe em questão a própria ideia de esclarecimento, ora como libertação, ora como nova forma de cativeiro. Metodologicamente, o curso combina leitura filosófica de textos homéricos com interpretações clássicas e contemporâneas, promovendo debates que conectam as categorias de viagem, retorno e hospitalidade a noções fundamentais da Filosofia da Ciência e da Ética. Essa perspectiva favorece um diálogo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sobretudo o ODS 4 (Educação de Qualidade) e o ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes), ao estimular pensamento crítico, sensibilidade cultural e consciência de pertencimento planetário. Assim, o Plano do Curso Livre Filosofia e Mitos da Antiguidade Clássica justifica-se como um espaço de formação e investigação que articula o rigor filosófico à riqueza simbólica da mitologia, convertendo a viagem de Odisseu em itinerário de esclarecimento para os desafios do presente.
INSTRUTORES
Docentes pesquisadores(as) e convidados(as) das linhas de pesquisa do Grupo de Pesquisa Gnosiologia, Ética e Informação: Gnosiologia e epistemologia; Ética em pesquisa; Ciência da informação; O ensino da Filosofia; Filosofia e estética do corpo e do movimento humano.
CARGA HORÁRIA
40 horas.
EMENTA
Estudo filosófico da obra homérica como itinerário de conhecimento, autoconhecimento e dialética da ciência. Análise de episódios míticos ligados a Ítaca e Odisseu.
OBJETIVOS
Promover uma compreensão filosófica crítica da Odisseia e de outros mitos homéricos, tomando a viagem de Odisseu e o horizonte de Ítaca como chaves para desenvolver uma dialética do esclarecimento, na qual mito e razão se confrontam e se fecundam, inspirando leituras éticas e científicas do mundo contemporâneo. Contextualizar a obra homérica no quadro cultural e filosófico da Grécia antiga, situando o mito de Odisseu como paradigma de formação do pensamento ocidental; analisar episódios centrais (Sereias, Caverna do Ciclope, Circe, Ítaca) como alegorias de conhecimento, astúcia, memória e hospitalidade; articular a narrativa homérica com conceitos de Platão, Aristóteles, Nietzsche, Adorno, Horkheimer e outros autores que refletem sobre mito e razão; investigar a noção de viagem e retorno como metáfora de processos de autoconhecimento, aprendizagem e transformação ético-científica; estimular a produção de ensaios, debates e leituras críticas que conectem os mitos homéricos a desafios atuais, como sustentabilidade, diálogo intercultural e educação para a paz.
METODOLOGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM
A metodologia de ensino/aprendizagem junto ao Curso indica encontros remotos na Sala Virtual GP GEINFO, com base no seguinte roteiro de atividades: (i) aula expositiva síncrona, a ser ministrada pelo pesquisador ou convidado do GP GEINFO, com gravação obrigatória; (ii) colóquio acadêmico síncrono, a ser realizado pelos(as) presentes, com gravação facultativa; (iii) atividades textuais assíncronas, a ser executadas pelos discentes junto ao Formulário de Presenças do Curso.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
Será considerado como aprovado(a) o(a) discente que participar de, pelo menos, 75% das atividades correlatas ao programa dos encontros síncronos, em relação aos quais constem as informações postadas pelo(a) participante junto aos seguintes campos do Formulário de Presenças: e-mail; nome completo; CPF; data e título da aula ministrada e texto demonstrativo do aprendizado pessoal em torno do conteúdo ministrado. O processo inclui um momento especial dedicado à Avaliação Final do Curso.
REFERÊNCIAS
Básicas
HOMERO. Odisseia. Tradução Frederico Lourenço. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
HOMERO. Ilíada. Tradução Haroldo de Campos. São Paulo: Arx, 2002.
ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund; HORKHEIMER, Max. Excurso I: Ulisses ou Mito e Esclarecimento. In: ADORNO, T. L. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Tradução Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1969. 285 p., p. 53-83.
Complementares
BACON, Francis. Novum Organum ou Verdadeiras Indicações Acerca da Interpretação da Natureza. Tradução José Aluysio Reis de Andrade. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979. p. 1-231.
NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. A visão dionisíaca do mundo. Tradução Tim Newcomb. Livraria Press, 2025.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. Tradução Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. 11. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.
JONAS, Hans. O Princípio Responsabilidade: Ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Tradução Marijane Lisboa; Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: Contraponto; PUC-Rio, 2006.
PROGRAMA DE ENCONTROS SÍNCRONOS
Encontro síncrono Um de Doze — 01/07/2026 [QUA.] - Ítaca: Origens - Parte I - (Aula Inaugural);
Encontro síncrono Dois de Doze — 08/07/2026 [QUA.] - Ítaca: Origens - Parte II;
Encontro síncrono Três de Doze — 15/07/2026 [QUA.] - Ítaca: Origens - Parte III;
Encontro síncrono Quatro de Doze — 22/07/2026 [QUA.] - A Ira de Aquiles;
Encontro síncrono Cinco de Doze — 29/07/2026 [QUA.] - O Cavalo de Troia;
Encontro síncrono Seis de Doze — 05/08/2026 [QUA.] - A Crise Olímpica;
Encontro síncrono Sete de Doze — 12/08/2026 [QUA.] - Os Lotófagos;
Encontro síncrono Oito de Doze — 19/08/2026 [QUA.] - Odisseu e Polifemo;
Encontro síncrono Nove de Doze — 26/08/2026 [QUA.] - O rebanho de Hélio;
Encontro síncrono Dez de Doze — 02/09/2026 [QUA.] - A metamorfose do Rei;
Encontro síncrono Onze de Doze — 09/09/2026 [QUA.] - O massacre dos pretendentes;
Encontro síncrono Doze de Doze — 16/09/2026 [QUA.] - O teste de Penélope.
Número de vagas disponibilizadas
60
Prazo para a pré-inscrição
Até 26/06/2026
Local da pré-inscrição
Formulário de Pré-Inscrições [ACESSE AQUI].
Do critério de seleção de participantes
Na hipótese do número de pré-inscrições exceder ao de vagas disponibilizadas, a Comissão Avaliadora priorizará os registros que atenderem, nessa ordem, às seguintes condições: a) ser membro da equipe do 11° Ciclo de Estudos do GP GEINFO; b) ser membro do GP GEINFO; c) ser discente da Ufal; d) ser membro da comunidade não discente da Ufal; e) ter antecedência quanto à data/hora da pré-inscrição.
Da convocação para participação nas atividades
A Coordenação convocará, de 27/06/2026 a 30/06/2026, os e-mails aprovados da Lista das Pré-Inscrições, através da mensagem de e-mail CE11C1 - CONVOCAÇÃO contendo as instruções para a participação nas atividades do Curso.
Das emissões dos comprovantes de participações
As participações registradas pelo processo avaliativo serão cadastradas pelo Coordenador do Ciclo na Plataforma SIGAA/UFAL até a data de 06/06/2026, quando os respectivos comprovantes de participações deverão estar disponíveis no Sistema. Convém esclarecer que o cadastramento via SIGAA ocorre em duas etapas consecutivas que geram remessas automáticas de mensagens de e-mail para cada participante: o cadastramento da primeira etapa é junto ao Ciclo como um todo, cuja carga horária anual de 288h integra diversas atividades e praticamente só gera certificados para a equipe que organiza o projeto anual do Ciclo; o da segunda etapa refere-se a uma das atividades específicas dentre as diversas atividades abrigadas pelo Ciclo [no caso, a atividade do II Curso do 11° Ciclo de Estudos do GP GEINFO: Curso Livre Filosofia e Mitos da Antiguidade Clássica]. É nessa segunda etapa que são gerados os certificados do(a/s) participante(s) na atividade específica.
Coordenação Executiva
Grupo de Pesquisa Gnosiologia, Ética e Informação (GP GEINFO) - https://www.gpgeinfo.org
Programa Web Filosofia (PWF / GP GEINFO) - https://www.gpgeinfo.org/p/wf.html
Parcerias
Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFBA (PPGF / UFBA) - https://ppgf.ufba.br
Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Jean-Jacques Rousseau (GIP Rousseau) - http://giprousseau.blogspot.com
GT Rousseau e o Iluminismo da ANPOF (GT Rousseau) - https://www.anpof.org.br/gt/gt-rousseau-e-o-iluminismo
Instituição Certificadora
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - https://ufal.br
Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) - https://ufal.br/ufal/institucional/pro-reitorias/proex
Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) - https://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/home.jsf
Canais Oficiais
Instagram @GPGEINFO.UFAL - https://www.instagram.com/gpgeinfo.ufal
Webpage de Cursos Livres ofertados pelo GP GEINFO - https://www.gpgeinfo.com/
Webpage do 11º Ciclo de Estudos do GP GEINFO - https://www.gpgeinfo.org/p/ce11.html
Webmail GPGEINFO gpgeinfo@gmail.com
Youtube @GPGEINFO - https://www.youtube.com/@GPGEINFO