-->

V Mostra "Existencialismos"

O Grupo de Pesquisa Gnosiologia, Ética e Informação (GP GEINFO) / CNPq e o Núcleo de Estudos Humanísticos Transdisciplinares (NEHT) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus Arapiraca vem a público informar a presente


CHAMADA DE PARTICIPAÇÃO
EM AÇÃO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
[Clique aqui para acessar o Cartaz de Divulgação]



I - TÍTULO DA AÇÃO
V Mostra "Existencialismos", UFAL Arapiraca, 22 ago. 2019

II - PROPOSTA DA AÇÃO
A V Mostra "Existencialismos" é a mais recente edição de uma série de projetos de extensão universitária idealizada por integrantes do Grupo de Pesquisa Gnosiologia, Ética e Informação (GP GEINFO) / CNPq / NEHT-UFAL, com os objetivos gerais de fomentar a produção cultural, artística e científica na Universidade e de assinalar a importância do debate filosófico na formação ética e científica do cidadão e do profissional. Nesta edição, em consideração à atual demanda por uma crítica filosófica da condição humana em face da problemática do suicídio, foram configurados como objetivos específicos do projeto: (i) proporcionar, à comunidade interna e externa à sede do Campus, mostras de trabalhos artísticos e científicos em torno do tema "Existencialismos", em evento público com cento e vinte pessoas presentes e interessadas em pensar as humanidades; (ii) explorar significações filosóficas e psicanalíticas dos conceitos de absurdoangústia, desespero, dor, liberdade, mal, melancolia, morte, náusea e solidão; (iii) produzir material acadêmico de crítica filosófica contemporânea à luz dos clássicos do pensamento existencialista  — O Mito de Sísifo, de Camus; Além do bem e do mal, de Nietzsche; O existencialismo é um humanismo, de Sartre; A situação espiritual de nossa época, de Jaspers; Ser e Tempo, de Heidegger; O conceito de Angústia, de Kierkegaard — e de outras obras afins. Espera-se que a presente proposta tenha como resultados o fortalecimento do projeto humanista de escola pública junto ao agreste alagoano e a produção de conhecimentos voltados à formação local de uma consciência ativa.

III - DOS PEDIDOS DE PARTICIPAÇÃO
Interessados em gratuitamente fazer parte do Evento devem formalizar seu pedido junto à página https://www.gpgeinfo.org/p/m5.html, no prazo de 05/06/2019 a 05/08/2019, em que poderão solicitar, além da inscrição como participante — mediante preenchimento do Formulário de Pré-inscrições na V Mostra "Existencialismos" — , também a inscrição como expositor(a) de trabalho artístico e/ou científico, — mediante remessa de Mensagem de Correio Eletrônico intitulada "SUBMISSÃO DE PROPOSTA" e dirigida ao e-mail gpgeinfo@gmail.com, com PDF anexo contendo informações detalhadas sobre o título, a autoria e a proposta do trabalho.
A data-limite da divulgação dos trabalhos aprovados é 20/08/2019.
No processo de avaliação das propostas, a Comissão Organizadora acolherá qualquer modalidade — música, poesia, dança, teatro, fotografia, pintura, desenho, poster, e-poster, resumo, resenha, ensaio, artigo, monografia, tradução, paráfrase, comunicação, livro, capítulo de livro, estudos de caso, relatos de experiência, revisões de literatura sistemáticas ou integrativas, etc. — desde que (i) desperte inquietudes e reflexões sobre o tema da Mostra; (ii) esteja em conformidade com as normas técnicas da ABNT e com a norma culta da língua portuguesa; (iii) seja inédita e viável de ser executada no espaço do evento.
Acesso ao arquivo PDF de Pré-inscrições

IV - DO ESPAÇO E DA PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
Local: Auditório da Ufal Arapiraca. Av. Manoel Severino Barbosa, Bom Sucesso (Rodovia AL 115, km 6,5. Antiga Sementeira), Arapiraca - Alagoas - Brasil, CEP 57309-005.
Data: 22 ago. 2019
Programação: Acesso ao arquivo PDF da Programação Detalhada.


V - DOS COMPROVANTES
A partir de 22/10/2019, a Comissão Organizadora expedirá comprovantes individuais de produção e de participação com base nos registros dos trabalhos aprovados e das presenças efetivas das seguintes categorias:
I - Coordenação Geral de Execução da Ação; 05/06/2019 a 22/10/2019; 60h.
II - Membro da Comissão de Organização, Supervisão e Avaliação da Ação; 05/06/2019 a 22/09/2019; 50h.
III - Membro de Assessoria Técnica e de Avaliação; 05/06/2019 a 22/09/2019; 40h.
IV - Membro de Equipe de Monitoria e Apoio Logístico; 05/06/2019 a 22/09/2019; 40h.
V - Participante Ouvinte*; 7h às 18h de 22/08/2019; 10h.

VI - QUADRO DE PARTICIPANTES
ACDS AKSL ALGO AMND APPG ARCD AVNG AVS AVS2 BACM BDSN CBF CDAD CFM DBM
DDOS DHPD DLDS ECFD EFDF EKDS EMSM ESSD FADL FDOS FFDS FFFD FSF FVDS GHPP
IAC IRDS JAS JAS2 JCWD JDOG JDSS JEDR JFL JGPN JJFD JJSF JLDS JPDS JRMR
JRVD JVMD KLS LALM LASF LDSL LLDL LNDS LRVJ MADF MAMD MAS MATD MBF MBT
MCDS MDOB MFSS MJBD MMSD MPDL MPDS MTDA RGDP SDDS SDSO SKSS SSDS TDSL TGDS
VABB VMDS VSDS WCS WRAS INI INI INI INI INI INI INI INI INI INI
Obs.: Cada quadro, cujo máximo é de 4 letras, representa as iniciais do nome completo do(a) participante e, oportunamente, dá acesso ao(s) respectivo(s) comprovante(s) de participação. 

*Nota sobre certificações da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal): Para obtenção de Certificado Proex de Participante Ouvinte, o interessado deverá, até 05/08/2019, realizar seu cadastro e inscrição na ação V Mostra "Existencialismos" junto ao formulário do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da Ufal, disponível em https://sigaa.sig.ufal.br/sigaa.

VII - DAS PUBLICAÇÕES
Acesso ao arquivo PDF do Caderno de Resumos.

VIII - DOS CASOS OMISSOS
A Comissão Organizadora disponibiliza o e-mail gpgeinfo@gmail.com como via de contato, reservando-se ao direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas relativas à presente Chamada.

IX - DO RELATÓRIO
Os resultados alcançados pela ação, em matéria de interação humanística e aperfeiçoamento científico, prendem-se ao fato de que a perspectiva originária resultou enriquecida: a) pela grata contemplação das exposições artísticas que embelezaram o evento; b) pelo diálogo com os trabalhos científicos que exploraram questões locais e conexas à educação, à infoética, à pedagogia, à poética e diversas ciências humanas e da saúde. Segundo os registros documentais e testemunhais coletados: a) os ouvintes abraçaram a causa, formando debates e tirando dúvidas; b) houve acréscimo de conhecimentos filosóficos e psicanalíticos acerca do tema proposto; c) o evento mostrou total êxito e aproveitamento do que foi almejado. A título de dificuldades encontradas e de pontos de recomendações a ser contemplados em ações vindouras, o registros indicaram: a) a ausência inesperada de [dois] expositores; b) a assincronia entre os horários da programação e os do sistema local de transportes; c) falhas no equipamento de som; d) falta de recursos em geral, destacadamente para prover o Evento de brindes e intervalos com oferta de alimentos. Acesso ao Relatório Proex. Acesso aos Certificados Proex.

Pela Comissão,
COSTA, I. A. lattes.cnpq.br/6132649169001253
Universidade Federal de Alagoas, 2 dez. 2019.