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O corpo pascaliano

Uma das chaves de entendimento da filosofia de Blaise Pascal (1623-1662) encontra-se sintetizada na frase "o homem não passa de um caniço, o mais fraco da natureza, mas é um caniço pensante" (PASCAL, XVIII, XI, 2002, p. 80), em que o corpo humano aparece como expressão da pequenez, em oposição à grandeza do pensamento humano. Nessa perspectiva, em que o corpo se irmana ao infinitamente pequeno e miserável, enquanto o pensamento, ao infinitamente grande e glorioso, a dimensão existencial da corporeidade é experimentada como autoconsciência de um pensamento cuja percepção da própria magnificência é sinalizada em revés, pelo viés da minusculidade, como ocorre ao personagem que serve de paradigma pascaliano da justa consciência corporal: o Perseu da Macedônia, a quem Pierre Peyron ilustra na pintura O Rei Perseu da Macedônia ante Emílio Paulo. Aí, a percepção da própria magnificência do rei é sinalizada pelo corpo curvado na condição de um súdito miserável que perdeu o seu reinado. Pascal raciocina que quem é escravo e se encontra na condição de escravo sente-se satisfeito, pois está em seu "lugar natural"; mas quem é livre e se encontra na condição de escravo deve manifestar, como faz o Perseu da Macedônia, uma insatisfação maior do que a de todos os outros, precisamente para assinalar a disparidade entre a grandeza do ser que se é, em relação à pequenez do estar em que se encontra. Ao situar o estado corporal na estrutura da subjetividade humana e com a função de sinalizar, enquanto objeto de insatisfação, para a grandeza do ser pensante, Pascal parece sugerir que aqueles que, na condição humana, demonstram satisfação pelo próprio corpo, fazendo-o coincidir com a própria subjetividade, adotam uma inadequada consciência corporal por ser injusta para com o estatuto ontológico do pensamento. Aqui, a consciência subjetiva não é nem o corpo, nem o pensamento, mas um invisível que surge do contraste entre ambos, como a invisibilidade da linha que separaria um pequeno traço preto vertical inscrito em uma folha branca de tamanho infinito. É em razão da poderosa infinitude do pensamento no qual o delgado e frágil caniço se inscreve que o corpo humano, com movimentos delicados, consegue prevalecer tranquilamente sobre os movimentos grosseiros das formas corpóreas espessas e robustas, como faz um caniço toureiro em relação às investidas furiosas de um touro.

Referência(s):
BLAISE PASCAL. Direção: Roberto Rossellini. Produção: Roberto Rossellini. Roteiro: Roberto Rossellini; Renzo Rossellini; Luciano Scaffa; Marcella Mariani; Jean-Dominique de La Rochefoucauld. Elenco: Bernard Rigal (Cancelliere Séguier); Bruno Cattaneo (Adrien Dechamps); Christian Aligny (Jean Dechamps); Christian De Sica (Luogotenente criminale); Giuseppe Addobbati (Étienne Pascal); Giuseppe Mannajuolo (Florin Perrier); Livio Galassi (Jacques il servo); Marco Bonetti (Artus Goufier); Melù Valente (Charlotte Roannes); Pierre Arditi (Blaise Pascal); Rita Forzano (Jacqueline Pascal). Música: Mario Nascimbene. Itália / França: [s. n.], 1972. 1 DVD (129 min.), color, leg. em pt., son., Fullscreen 1.33:1. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C1bbJr5Xsew. Acesso em: 6 abr. 2021.
COSTA, Israel Alexandria. O corpo pascaliano: material de aula. Arapiraca, AL: Grupo de Pesquisa Gnosiologia, Ética e Informação / CNPq / Ufal - Projeto Web Filosofia, 2021. Disponível em: https://www.gpgeinfo.org/p/psclcrp.html. Acesso em: 17 abr. 2021.
PASCAL, Blaise. Pensamentos. Tradução Nélson Jahr Garcia. [S.l.]: Ridendo Castigat Mores, 2002. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/pascal.html. Acesso em: 17 abr. 2021.
THE YORCK PROJECT. König Perseus vor Aemilius Paulus [Rei Perseu ante Emílio Paulo], de Jean-François Pierre Peyron (1744–1814), criada em 1802. Técnica: cor sobre walnut wood [madeira de nogueira]. Altura: 32,0 cm. Largura: 46,0 cm. 1 fotografia, color., Altura: 1411 pixels. Largura: 2048 pixels. 300 dpi. 24 BIT RGB. 277Kb. Formato JPG. Permissão: domínio público. 20 maio 2005. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c5/Jean-Fran%C3%A7ois-Pierre_Peyron_001.jpg. Acesso em: 16 dez. 2020.

Exercício(s):
1) 405/pl/pscl_crp_cnscnc